A História de Devoção da Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé
A devoção ao Senhor Bom Jesus começa por volta de janeiro de 1663 em Tremembé, com o Capitão Manoel da Costa Cabral erguendo um altar ao Santo Cristo na capela de Nossa Senhora da Conceição. Mas foi em 1672, que a pedido dele, o Pe. Francisco da Silveira Dias, 8º Prelado do Rio de Janeiro concedeu a autorização para a construção de uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus.
No importantíssimo ano de 1673 foi celebrada a primeira missa na capela dedicada à devoção ao Senhor Bom Jesus.
A capela foi pioneira na devoção ao Senhor Bom Jesus na região do Vale do Paraíba. Peregrinos vinham de vários lugares, do Rio de Janeiro à São Paulo, e de todo o Vale a pé, de carro de boi ou trem.
Com a crescente devoção, foi necessário em 1795 ampliar a área útil da capela, dando lugar onde hoje está situada a nave da igreja.
O ano de 1904 é marcado pela chegada dos monges trapistas, famosos por sua vida de oração, trabalho e silêncio, seguindo uma regra de vida que enfatiza a simplicidade e a contemplação. Eram comuns as procissões que organizavam nas imediações da igreja.
No mesmo ano de 1904, o padre Antonie Giguely se torna o primeiro pároco de Tremembé.Em 1907 foi criada a paróquia com o título de Santuário Arquiepiscopal.
O ano de 1923 registra a aquisição do relógio da basílica em Munique (Alemanha).A denominação de Basílica Menor se dá em 1974.
Importante ressaltar que de 1900 a 1980 foi um período que o Santuário recebia diversas caravanas e grupos de pessoas em peregrinação, vindas de todo o Vale do Paraíba.
Ocorreu uma intervenção estrutural para contenção das taipas do Santuário em 1998.
E em 2009 foi necessária a interdição e fechamento por problemas estruturais no telhando, visando garantir a restauração e preservação de uma história de fé.
Foram três anos intensos de trabalhos para consolidação da taipa e da estrutura do telhado para realização da reabertura do Santuário.2010 sobressai com a chegado do Pároco e reitor Pe. José Vicente, além de ser o ano marcado pelo convênio firmado com a UNITAU (Universidade de Taubaté) e a formação de parcerias com governos municipal, estadual e federal.
O ano de 2010 segue com muitas peregrinações.
E os anos que se sucedem de 2014 a 2019 são representados por muitas visitações de pessoas de diversas localidades, além dos que chegavam das regiões do próprio Vale do Paraíba.
O espaço que envolve toda a Basílica é marcado nos últimos anos por muitas ações e celebrações especiais como:
-
Maratonas
-
Criação do Coral “Voz da Basílica”
-
Aulas de Violão para Jovens e Adultos
-
Formação Litúrgica
-
Teatro da Paixão
-
100 anos do Relógio completados em 2023
Ressaltamos fortemente também as festas anuais do Senhor Bom Jesus, com a participação das pessoas que frequentam o Santuário, moradores da cidade e os visitantes.A festa possui atrações culturais, novena e missas.
Mantemos sempre o convite a continuar essa história e jornada de fé.
Obrigado.
Senhor Bom Jesus abençoe a todos!
.png)