PROJETO RESTAU
A restauração da Basílica do Senhor Bom Jesus é uma história de fé, dedicação e união entre comunidade, especialistas técnicos e poder público. Um processo que resgatou não apenas a estrutura física do templo, mas também a memória e o valor espiritual de um patrimônio de Tremembé.
Em setembro de 2010, foi formada a Equipe Pensante, responsável pela elaboração e condução do projeto de restauração e reabertura da Basílica. Integraram essa equipe nomes da comunidade religiosa, política e técnica: Pe. José Vicente, Dra. Dolores Cocco, o engenheiro Alexandre Danelli, o arquiteto Fabio Gonçalves, os vereadores Clemente Lima e Silas Augusto, o deputado Pe. Afonso Lobato, o prefeito José Antonio, o presidente da ACIP José Bernardino e Santo Manfredini.
A proposta cultural do projeto foi iniciada em março de 2011, com apoio da Universidade de Taubaté (Unitau) e acompanhamento técnico da Dra. Dolores Cocco. Em setembro, o projeto foi inscrito no Ministério da Cultura e, em outubro de 2012, obteve aprovação do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura, autorizando a captação de recursos para a primeira fase.A partir de novembro de 2012, a comunidade foi mobilizada para arrecadação dos recursos iniciais visando atingir 20% do valor aprovado necessário para a obra. Em apenas dois meses, foi possível arrecadar 25% do valor aprovado, o que permitiu o início das obras em fevereiro de 2013. A reabertura da Basílica ocorreu em julho do mesmo ano, marcando o reencontro simbólico entre fiéis e seu espaço sagrado.
Fases da Restauração
1ª Fase (2013 – 2014)
Estabilização estrutural
Recuperação do telhado e madeiramento
Descupinização e tratamento da taipa
Restauração das portas principais e laterais
Início da restauração do forro artístico
Projeto e confecção dos vitrais
2ª Fase (2014)
Conclusão de obras estruturais
Retorno da imagem do Senhor Bom Jesus ao altar-mor, após cinco anos
Estabilização técnica da estruturaContinuidade dos trabalhos artísticos
3ª Fase (2015)
Restauração completa do altar e forroAplicação de folha de ouro nos detalhes
Reorganização do espaço litúrgico
Instalação de janelas de vidro para visualização da taipa e piso original
Adaptação de itens pendentes por defasagem orçamentária
4ª Fase (2020)
Finalização do telhado com nova estrutura
Revisão e conclusão de etapas anteriores
Recuperação de capelasInstalação de climatização e nova iluminação
Reforço na pintura e acabamento
5ª Fase (2022 – 2023)
Restauração da Capela do Santíssimo
Pinturas decorativas e restauração de arte sacra na nave, transepto, retábulos e coro
No dia 16 de abril de 2023, na festa da Divina Misericórdia, uma grande celebração marcou a reinauguração do relógio do Santuário. Foi um presente recebido há 100 anos, vindo de Munique, na Alemanha. Com o passar do tempo, a máquina que faz o relógio funcionar quebrou e foi com o esforço da comunidade e iniciativa do Padre José Vicente, após um período de restauração que ele voltou a funcionar, marcando as horas e apresentando o badalar do sino.
Por fim, em 8 de dezembro de 2023, foi concluída a restauração da Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Cada etapa da restauração foi guiada pelo respeito à história, à arte e à espiritualidade.
Hoje, a Basílica do Senhor Bom Jesus resplandece como um espaço renovado e acolhedor, preservando sua essência e seu valor cultural e religioso, mantendo a manutenção e as reformas necessárias. Mais do que uma obra arquitetônica, esta restauração representa a força da fé e o poder transformador da união.
m Santuário que não foi apenas restaurado, mas renasceu e renasce todos os dias com a força da fé de cada um que participa de cada ação realizada, desde uma missa a uma festa.
.png)