Dia de Finados: um tempo de oração, memória e esperança na vida eterna
- 2 de nov.
- 2 min de leitura
Neste 2 de novembro, a Igreja Católica em todo o mundo celebra a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, o tradicional Dia de Finados, ocasião em que os cristãos se reúnem em oração pelos seus entes queridos que já partiram para a eternidade.
No Vaticano, o Papa Leão XIV presidiu a Santa Missa no Cemitério Monumental do Verano, em Roma, recordando que “Deus abriu para nós o caminho para a vida eterna” ao vencer a morte por meio da ressurreição de Cristo. Em sua homilia, o Santo Padre ressaltou que a lembrança dos falecidos não é apenas um ato de saudade, mas uma expressão de fé e esperança: “Lembrar os mortos é lançar o olhar para o futuro, para o céu, onde todos somos chamados à comunhão definitiva com Deus”.
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a data foi marcada por celebrações em sufrágio de todos os fiéis defuntos, com missas especiais e momentos de oração conduzidos pelos missionários redentoristas. Em ambiente de fé e recolhimento, os peregrinos que visitaram o Santuário foram convidados a acender velas e depositar intenções diante do altar da Mãe Aparecida, símbolo de consolo e esperança para aqueles que sofrem a perda de seus entes queridos.
O Dia de Finados recorda a certeza cristã de que a morte não é o fim, mas a passagem para a vida plena em Deus. A Igreja convida cada fiel a unir-se espiritualmente aos que já partiram, pedindo ao Senhor misericórdia e descanso eterno para todos os defuntos.
Encerrando esta reflexão, o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé une-se à Igreja universal em oração pelos falecidos e convida os fiéis a confiar no amor redentor do Senhor Bom Jesus. Que este dia seja vivido com serenidade e fé, na certeza de que “quem crê em Cristo, ainda que morra, viverá” (Jo 11, 25). Que o Bom Jesus console os corações entristecidos e fortaleça em cada um de nós a esperança na ressurreição e na vida eterna

Imagem curtamais.com.br
.png)

Comentários