TV Aparecida acompanha a COP30: a voz da Igreja em Belém
- pascombjt
- 10 de nov.
- 2 min de leitura
A COP30 — 30ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que iniciou em Belém (PA) — representa um momento decisivo para o diálogo global sobre o meio ambiente, as mudanças climáticas e a justiça socioambiental. A Igreja Católica — por meio de organismos como a CNBB, da articulação “Igreja Rumo à COP30” e da própria Santa Sé — está presente com clareza neste evento, afirmando o cuidado com a “Casa Comum” e a necessidade de uma conversão ecológica.
Nesse contexto, a TV Aparecida assume um papel importante. A emissora católica realiza cobertura direta da COP30 em Belém, com credenciamento para a “Blue Zone” — área das negociações oficiais — e com foco em dois eixos principais: a posição da Igreja e as decisões dos governantes. Como destacou a equipe de jornalismo da emissora, o objetivo é “trazer, primeiramente, a posição da Igreja Católica, que é o que mais nos interessa enquanto comunidade religiosa, mas também as repercussões das decisões dos líderes mundiais”.
A Igreja no Brasil, em sintonia com o Papa e com a Encíclica Laudato Si’, reafirma que a crise ecológica é também uma crise humana e espiritual. Em nota recente, a CNBB reforçou que “a conversão ecológica passa pela transformação dos corações e pelo compromisso com a justiça social e ambiental”.
A presença da TV Aparecida na COP30 dá visibilidade a esse compromisso e ajuda a levar a mensagem da Igreja para todo o povo brasileiro. A cobertura propõe uma evangelização pela comunicação, que desperta consciência e convida à ação concreta em defesa da criação.
Na Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, este apelo da Igreja também encontra eco. Inspirados pela mensagem do Papa e pela missão de cuidar da Casa Comum, a comunidade é convidada a unir-se em oração pelos frutos da COP30 e a promover atitudes simples e concretas de cuidado com o meio ambiente , desde o uso responsável dos recursos até o zelo pelos espaços sagrados e comunitários.

.png)

Comentários